Assinatura RSS

BANDO ANUNCIADOR: Cultura em Feira de Santana, neste domingo!

7 horas. Domingo, 8 de julho de 2012. Feira de Santana – Bahia.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), juntamente com o Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) – pólo cultural da cidade – apresentam o Bando Anunciador da Festa de Santana, no domingo. Na quinta-feira, dia 05 de julho, irá ocorrer uma Mesa-Redonda – “O Bando Anunciador: Ontem e Hoje”, realizada às 19:00, no CUCA, e com a participação da professora de língua portuguesa Ana Rita Neves, o publicitário Zé Coió e o foto-jornalista Reginaldo Tracajá. Após a mesa-redonda, haverá a escolha da Rainha do Bando e a exposição fotográfica: “O Bando Anunciador: registro fotográfico 2011”

O Bando Anunciador da Festa da Senhora Santana, a padroeira da cidade, é uma importante manifestação cultural e histórica que hoje é pouco conhecida e quase nada valorizada pelas gerações atuais da cidade, que vamos e convenhamos, nem metade dos jovens de Feira se importam com manifestações verdadeiramente culturais, além do micareta. O evento é a “parte profana que antecede as comemorações e homenagens a Senhora Santana” (GOES, Eduardo, 2012). O bando continha milhares de pessoas, principalmente a juventude da época, que ocupava as ruas da cidade fantasiados, ao som das zabumbas, das bandinhas e de cortejos diversificados. Nela havia também disputa pelas melhores fantasias.

Bando Anunciador – Foto de Leni David

Como o próprio nome indica, o bando anunciava os festejos em comemoração à Festa de Santana. O bando foi extinto, há 25 anos, pelo Bispo Dom Silvério Albuquerque, devido principalmente à violência que começa a crescer durante as comemorações. Tudo começou Antecipando o bando, havia a Levagem da Lenha e a Lavagem da Igreja – ambos festejos também estão extintos. Não houve resistência do poder público.

Tudo começou quando a Igreja determinou que a líder religiosa Mâe Socorro não participasse da procissão. “Foi uma verdadeira Guerra Santa. Mãe Socorro chamou todas as baianas dela e foi pra frente da Igreja”. No final, Mãe Socorro acabou participando e o presidente da festa renunciou.” (SIMAS, Adilson in ESTEVES, Maria no site)

O Projeto Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana, realizado pela UEFS, juntamente com o CUCA, ao qual está vinculada, tem o objetivo de revitalizar essa expressão culturas que deixou saudade em moradores de todos os bairros da cidade, que ficou indignada com a sua extinção – mas fez muito pouco para trazê-la de volta. Esse projeto vem sendo executado desde 2007 (eu e minha família festeira estávamos lá, claro!) e temos que continuá-lo.

Eu sou Letícia Moreira, nasci e cresci em Feira de Santana, estudo Produção em Comunicação e Cultura na UFBA e convido a todos os habitantes da cidade (e visitantes) a comparecem à Rua Conselheiro Franco – antiga Rua Direita, às 07:00 da manhã do domingo dia 08 de julho de 2012. Faça parte desta história!

“Com fé e amor

Estamos a anunciar

Treze dias de Festa

Salve Sant’ana

Padroeira do lugar”

marchinha de autoria do maestro Tuta.

Imagens do Bando no CUCA – 2010

Bando 2011 – site UEFS.BR

FONTE: UEFS.br; Blog Esteves por aí;

FOTOGRAFIA: Dia Bahia; Baú da Princesa;

Anúncios

Sobre Lettie Moreira

Estudante de Produção em Comunicação e Cultura - UFBA. Cinéfila.

»

  1. Valeu Tita! Sou do tempo em que curtir a Lavagem e a Levagem era muito bom. Festa maravilhosa que deixa muita saudade. Estarei lá, claro que com vocês. Combinei com Emília lembra?

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: